Dicas de como manter uma boa imagem pessoal e profissional

julho 2, 2010 § Deixe um comentário

Como todos os profissionais, os atuantes da área de assessória de comunicação, devem sempre estar preocupados com a aparência, e com a postura que formam o principal cartão de visita na hora do primeiro contato com o cliente, uma vez que, a primeira impressão é a que vale.

A construção de uma boa imagem está relacionada com dois conceitos básicos: a dualidade e a credibilidade. A dualidade é que constitui se a pessoa tem ou não boa imagem, enquanto a credibilidade trata-se de uma boa imagem pessoal para transmitir confiança ao cliente e que se mantém ao longo do tempo.

 A nossa imagem é construída pelos seguintes aspectos:

  • A Primeira Impressão, que é formada nos três primeiros segundos;
  • A Imagem Inicial, que é formada nos primeiros contactos;
  • A Imagem propriamente dita que é aquela imagem já formada que temos que manter e melhorar.

 Estudos comprovam que são necessários cerca de 3 segundos para que se tenha uma primeira impressão sobre você, e os principais fatores que influenciam nisso são:

  • A Visão (conjunto da imagem) do primeiro impacto com 25%;
  • O Tom da Voz com 18%;
  • A Adequação das palavras utilizadas com 14%;
  • A Language Corporal com 10%.

 (Management Institute of Tecnology – EUA – Revista Venda Mais – Dez 2001)

O cliente é influenciando principalmente pela aparência, nesses casos homens e mulheres devem manter um sorriso que demonstre sinceridade, usar roupas comportadas e mais formais, e cuidar da higiene que também é importante. As mulheres devem andar sempre com os cabelos bem cuidados e penteados e os homens com a barba feita e a face limpa.

É importante analisar antes de qualquer coisa, as características dos seus interlocutores, os ambientes e objetivos da sua empresa e os costumes locais, caso não seja possível, utilize o bom senso.

Manter uma postura ereta e um tom de voz médio na altura do seu interlocutor, e a pronuncia correta das palavras, além de olhar nos olhos do cliente, transmite uma imagem positiva e de credibilidade.

Ou seja, para manter uma boa imagem pessoal, o assessor deve seguir esses parâmetros de comportamentos, hábitos, postura e ética, além de explorar ao máximo suas habilidades e competências.

Uma vez com a imagem já formada é importante manter a qualidade sempre se fazendo as perguntas:

  • Será que eu sei realmente como o meu cliente me vê?
  • Estou realmente a cumprir com todas as minhas promessas?
  • Tenho feito efetivamente o suficiente pelos meus clientes?

 Lembre-se que a imagem pessoal faz parte do seu marketing pessoal, que deve ser feito com clareza de objetivos, integridade, posicionamento, comprometimento, relacionamentos, conhecimento, imagem, auto-estima e motivação. A melhoria da imagem pessoal deve ser construída aos poucos com pequenas e progressivas conquistas.

About these ads

Marcado:, , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Dicas de como manter uma boa imagem pessoal e profissional no Assessoria PJR.

meta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: