Assessoria de imprensa e as redes sociais

junho 9, 2010 § Deixe um comentário

Os avanços tecnológicos vêm mudando a forma de se fazer comunicação. O surgimento e popularização de novas redes sociais (Twitter, Facebook, Blogs, etc.) permite que o assessor de imprensa trilhe novos caminhos no desenvolvimento do seu trabalho. Mais do que isso, as assessorias que não se adaptarem a este novo modelo perderão espaço no mercado.

O foco do assessor de imprensa é fazer a intermediação entre seu cliente e um veículo de comunicação. Com o desenvolvimento das redes sociais a comunicação feita diretamente com o público tornou-se essencial e cabe a esse profissional desenvolver habilidades que o permitam utilizar as redes de relacionamento para manter a imagem positiva de seu cliente e interagir com o público. O cenário para isso é favorável, segundo a pesquisa da Nielson Online, no Brasil, mais de 80% dos usuários da internet já freqüentam as redes sociais.

A divulgação de um cliente através destas redes oferece maior acessibilidade à imagem da pessoa ou empresa, mostra transparência, proximidade e a promove de maneira mais rápida (vide o recurso de Retweet, que partilha informações quase que instantaneamente). Além disso, o uso dessas ferramentas permite o assessor conhecer o público, que posta mensagens no Twitter e cria comunidades no Orkut para demonstrar sua opinião, de maneira a adaptar suas estratégias de divulgação ao grau de satisfação e interesse das pessoas.

É preciso entender que essas mudanças não significam o fim da assessoria. Antes, os textos enviados aos jornalistas precisavam ser atrativos para disputarem espaço na mídia. Hoje, o assessor precisa ser digital. Aqueles que conseguirem aliar conhecimentos e estratégias utilizadas com as mídias “antigas” às redes conseguirão se desenvolver e alcançar o sucesso.

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Assessoria de imprensa e as redes sociais no Assessoria PJR.

Meta

%d blogueiros gostam disto: